Evento

Carazinho/RS

Público abraça a Seara no retorno à Acapesu

Quando se fala em Seara, nunca falta emoção. E o início da 22ª Seara da Canção Gaúcha teve emoção e muita nostalgia, principalmente pelo retorno do festival à sua casa, o ginásio da Acapesu em Carazinho, local que sediou as primeiras edições do evento.

A força dessa emoção se percebeu na reação do público, que lotou o ginásio, abraçou o festival e aplaudiu de forma intensa as 15 composições apresentadas nesta sexta-feira (27), demonstrando carinho e empolgação com os artistas.

A primeira música apresentada, “Cabanha do Ouriço”, foi aplaudida de pé por muitos espectadores, um começo pra lá de especial para a Seara. “Não tem como não se emocionar ver a Seara voltando pra sua casa. E a forte participação do público, os aplausos em pé, nos deixam felizes e mostram a força do festival junto à comunidade carazinhense”, destaca Gustavo Weber, presidente da Associação Seara de Arte e Cultura Gaúcha, entidade que promove o festival.

E não faltou emoção também dos artistas. Alguns deles, como Jeferson Monteiro, desceram do palco bastante emocionados. Junto com eles outros intérpretes que destacaram o carinho e o respeito que mantêm pela Seara, como os irmãos Marek e Angelo Franco, além de tantos outros que exaltaram a importância do festival.

“Hoje o coração bate mais forte. Em nome do Gustavo cumprimento as dezenas de seareiros que arregaçam as mangas para o festival acontecer. Para 2024 e 2025 está assegurada a verba do município para a realização da Seara da Canção Gaúcha, que por si só já dá uma certa garantia de que o evento aconteça”, disse o prefeito Milton Schmitz durante a abertura do festival.

Nesta primeira noite subiram ao palco 15 músicas inéditas, sendo 5 da categoria Local e 10 da categoria Geral. Neste sábado (28), ocorre a mesma dinâmica, com mais 15 músicas inéditas no palco, também com 5 da categoria Local e 10 da Geral. Encerrando a sexta-feira, Mano Lima levantou o público novamente em seu show.

Confira o restante da programação da Seara:

Sábado (28/10)

20h – Seara da Canção Gaúcha

– Homenagem a Luiz Carlos Borges

– Classificatória com cinco músicas da categoria local e dez músicas da categoria geral

23h – Apresentação de Gaúcho da Fronteira

00h – Tertúlia da Seara

Domingo (29/10)

14h – Mateada Cultural

– Apresentação das invernadas do CTG Unidos Pela Tradição Rio-grandense

– Apresentação de dança com Bianca Secco Centro de Danças (coreografias do espetáculo “Pelo Pampa”)

– Declamações de poesia

– Lançamento do “Livro de Alumbramentos” e sessão de autógrafos com Gujo Teixeira

16h Searinha

– Final com cinco músicas da categoria Piazito e cinco músicas da categoria Piá

– Apresentação do grupo Guris do Pampa

– Premiação da Searinha

20h – Seara da Canção Gaúcha

– Reapresentação dos campeões da 9a Searinha

– Final com cinco músicas da categoria local e dez músicas da categoria geral

22h30min – Apresentação de Luiz Marenco

23h30min – Premiação da Seara